Associação de pós-graduandos organiza fórum de discussão sobre universidade pública

Evento reunirá mestrandos e doutorandos para discutir pautas de interesse da categoria. Pró-reitor está entre os palestrantes

12/08/2019 - Publicado há 5 anos

Para aproximar pesquisadores em debates fora dos laboratórios e salas de aula, a Associação de Pós-Graduandos (APG) da USP realiza, no dia 22 de agosto, das 14 às 20 horas , o primeiro Fórum de Representantes Discentes da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo: Discutindo a Universidade Pública. A inscrição é gratuita e aberta a todos os alunos de mestrado e doutorado da USP e pode ser realizada no site. A atividade será no Anfiteatro Rosa do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), localizado na Av. Prof. Lineu Prestes , nº 1730, campus Cidade Universitária, Butantã, São Paulo.

O fórum pretende ser um espaço de discussão dos representantes discentes da pós-graduação da USP – alunos eleitos em cada programa e dos institutos para representar os seus colegas em debates internos da Universidade. A associação pretende levar as possíveis demandas a órgãos superiores, como a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).

Para o diretor da APG/Capital e doutorando do ICB, Luciano Queiroz, o evento é fundamental, neste momento, no qual são criados projetos e programas para a pós-graduação das universidades públicas sem consulta à comunidade acadêmica e à sociedade civil. Entre os temas de discussão, está o Future-se, proposta do ministro da Educação Abraham Weintraub.

“Acreditamos que o primeiro passo para enfrentarmos os futuros desafios é nos identificarmos como cientistas e impedir que medidas arbitrárias sejam tomadas para descredibilizar a ciência produzida no Brasil”, pontua Queiroz.

O pró-reitor da PRPG, Carlos Carlotti, apresentará em palestra o projeto de convênio entre a USP e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa a reorganizar o tempo total de formação entre o mestrado e doutorado – a titulação completa para mestrado e doutorado se reduziria de 6 para 5 anos. A mudança procura ampliar o número de doutores no meio acadêmico do País, estimular a produção científica e reduzir o financiamento em pesquisas.

A programação completa e o link de inscrição podem ser encontrados no site da APG.

Mais  informações: e-mail apg.usp.capital@gmail.com, site: https://apguspcapital.wordpress.com/forum/

Da Assessoria de Comunicação da APG