Impacto ambiental vai além dos agrotóxicos, diz nutricionista

Elisabetta Recine afirma que atualmente há evidências “suficientes do impacto do uso indiscriminado de agrotóxicos de tipos maléficos tanto para a saúde humana quanto para a natureza”. 

 18/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 28/04/2020 as 13:32
Foto: Flickr-CC

 

Logo da Rádio USP

No programa Ambiente É o Meio desta quarta-feira, 17 de julho, a conversa foi com a nutricionista e professora Elisabetta Recine, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), sobre segurança alimentar.

Segundo Elisabetta, que além de pesquisadora também foi presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), existe um espaço institucional para o controle social e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, com vistas a promover a realização progressiva do direito humano à alimentação adequada.  A pesquisadora afirma que atualmente há evidências “absolutamente suficientes do impacto do uso indiscriminado de agrotóxicos de tipos maléficos tanto para a saúde humana quanto para a natureza”. 

E não se trata somente do uso de agroquímicos. A intensidade da produção de alimentos oferece “impacto muito severo no ambiente”,  alerta Elisabetta. Existem evidências de que atualmente a produção de alimentos “é uma das grandes contribuidoras para a questão do aquecimento global”. Segundo a professora, o desafio que temos agora é compatibilizar a produção dos alimentos do ponto de vista econômico “sem colocar em risco a nossa existência e a existência do planeta”. 

Ouça a integra do programa Ambiente É o Meio no player acima.

 Ambiente É o Meio  é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto, em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP. Sintonize em 107,9 MHz na Rádio USP Ribeirão ou em 93,7 MHz na Rádio USP São Paulo, todas as quartas-feiras a partir das 13 horas. Reprise aos domingos, às 17h30, nas duas emissoras.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.