Obra de Valdir Verona traz influência de ritmos do Sul

Compositor busca resgatar viola de 10 cordas na música sulista

 18/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 08/11/2019 as 14:23
Por
Foto: Shinji Nagabe

O programa Revoredo desta semana, 18 de julho, apresenta o trabalho do violeiro e professor, Valdir Verona, intitulado Rio Abaixo – Afinação Para Viola de 10 Cordas.

Natural de Caxias do Sul, Verona desenvolve, desde a década de 1990, trabalhos como recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras e tablaturas e oficinas com o intuito de resgatar traços da viola de dez cordas na música sulista. 

Em Rio Abaixo, as composições do músico trazem influências de ritmos característicos da música do Sul, tais como: rancheira, chamamé, milonga, xote, contrapasso, bugio, chamarrita, vaneira e toada. Compõem a musicalidade do programa as músicas: Espeloteada, Chamamé, Milonga para um Ano Novo, Nostálgica e Dois pra lá, dois pra cá. 

Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Vai ao ar às quinta-feiras, a partir das 17 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e pela Rádio USP São


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.