Rádio USP exibe o primeiro concerto da Orquestra Sinfônica da USP

Apresentação ocorreu no dia 23 de novembro de 1975, na Cidade Universitária

10/07/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) hoje: com mais de 40 anos de atuação, orquestra já gravou oito álbuns e fez várias turnês nacionais e internacionais – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O concerto de estreia da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), realizado no dia 23 de novembro de 1975, no então chamado Anfiteatro de Convenções e Congressos da USP – o atual Anfiteatro Camargo Guarnieri -, na Cidade Universitária, em São Paulo, foi apresentado no programa USP Especiais, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 3 de julho de 2019.

Sob a regência de Camargo Guarnieri e com a participação do violinista Cussy de Almeida (1936-2010) como spalla, a orquestra exibiu o adágio da Sonata para Violino Número 5, de Archangelo Corelli, o adágio e fuga em dó menor da Fuga para Dois pianos em Dó menor (Kv. 426), de Mozart, o prelúdio das Bachianas Brasileiras Número 4, de Heitor Villa-Lobos, e Tema e Quatro Variações de Os Quatro Temperamentos, para piano e cordas, de Paul Hindmith.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Criada na gestão do reitor Orlando Marques de Paiva, a Osusp – então ainda chamada Orquestra de Cordas – já gravou oito álbuns, fez várias turnês nacionais e internacionais e inúmeros concertos. Em 2006, ganhou o Prêmio de Melhor Orquestra do Ano.