Atividade física fortalece o sistema imune e combate doenças

Exercícios regulares aumentam os linfócitos que defendem nosso organismo de agentes patogênicos

 08/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 12/07/2019 às 9:53

Logo da Rádio USP

A prática regular da atividade física previne fatores de riscos de doenças crônicas, aquelas relacionadas ao estilo de vida da pessoa. O mecanismo de melhora do sistema imunológico está associado ao efeito que a atividade física regular proporciona ao organismo:  aumento dos linfócitos, ou seja, das células de defesa que cumprem a função de combater e destruir agentes patogênicos como as células tumorais ou as infectadas por vírus e bactérias.  No entanto, o professor José Carlos Farah explica que tudo tem que ser feito com moderação. Exercícios extenuantes podem trazer efeitos contrários.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.