Paulo Freire propôs educação que une vivência e conhecimento

Estudado em Harvard e um dos mais citados no mundo, Paulo Freire dizia que a educação deve estar ligada ao cotidiano das pessoas

05/06/2019 - Publicado há 5 anos

O educador Paulo Freire tem sido muito criticado por alguns setores da sociedade e apontado como o grande culpado pelo atual estado da educação no Brasil. Na coluna desta semana, Renato Janine Ribeiro fala sobre o grande legado do educador: mostrar que a educação, a começar pela alfabetização, deve estar ligada ao mundo em que o educando vive e com o cotidiano dele. Para Janine, isso hoje parece ser tão óbvio que mal faz sentido discutir isso.

“O que Paulo Freire trouxe foi uma atenção extraordinária voltada para as vivências, sobretudo das crianças, e perceber que, em vez de essas vivências serem problemas, podem ser fatores positivos”, destaca. Para Janine, essa é a mensagem de Paulo Freire que não pode ser desconsiderada e que o leva a ser um dos autores mais citados no mundo, inclusive, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O professor comenta a fala recente de um outro educador, Mário Sergio Cortella, que falou de uma lição habitual no ensino fundamental: pedir ao aluno para falar com o pai e perguntar como era o bairro onde ele passou a infância. Por mais estranho que pareça, essa questão causa um extraordinário incômodo, pois muitas crianças não têm pai. Então, essas crianças ficam envergonhadas e faltam na aula ou não fazem a lição, e são acusadas pelos professores, muitas vezes, de serem preguiçosas. “Mas, na verdade, são as condições concretas de vida que tornam difícil para essa criança responder uma pergunta que, para uma pessoa que venha de uma família estável, é muito mais fácil é trivial”, explica o colunista.

Essa forma de educar é a chamada Pedagogia do Oprimido, ou seja, de pessoas oprimidas que devem vencer a opressão. É por esse lado que Paulo Freire foi acusado de ser esquerdista, subversivo, e é por isso que alguns setores conservadores têm verdadeiro ódio dele. “Mas alguém quer, em sã consciência, uma sociedade de pessoas oprimidas, humilhadas? Uma pessoa de bem, uma pessoa decente, honesta, pode querer isso? Ou, ao contrário, para que a nossa sociedade seja boa, você precisa que as pessoas estejam realmente diante de oportunidades parecidas, iguais. Porque, se não for isso, o que vamos fazer? Vamos ser injustos com cada criança em específico e vamos desperdiçar talentos em relação à sociedade como um todo.”

Ouça, no link acima, o áudio na íntegra da coluna Ética e Política.

Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.