A água do planeta Terra veio de asteroides

Há fortes evidências de que cometas e asteroides tiveram papel essencial na formação dos oceanos na Terra

 07/06/2019 - Publicado há 5 anos

Os cientistas afirmam que, em um passado distante, a Terra era muito quente para ter água, mesmo em estado gasoso, já que as moléculas teriam sido “expulsas para o espaço”. Mas se não existia água na infância do nosso planeta, de onde ela teria vindo? De cometas e asteroides colidindo com nosso planeta, ao longo de bilhões de anos. Nesta edição de Entender Estrelas, o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, João Steiner, explica como isso aconteceu e ajudou na formação dos oceanos.

Ouça clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.