Orquestra de Câmara da USP faz dois concertos neste fim de semana

Apresentações terão a participação da violinista norte-americana Elizabeth Chang

30/05/2019 - Publicado há 5 anos
A violinista norte-americana Elizabeth Chang – Foto: Divulgação / Matt Dine

A Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP vai realizar dois concertos neste fim de semana. Ela se apresenta neste sábado, dia 1º, às 16 horas, no Grande Auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), e neste domingo, dia 2, às 17 horas, no Instituto Tomie Ohtake. O grupo terá como convidadas a violinista norte-americana Elizabeth Chang, professora da Universidade de Massachusetts Amherst e da Juilliard School, e a também violinista Eliane Tokeshi, professora do Departamento de Música da ECA. A regência será do maestro John Boudler.

A violinista Eliane Tokeshi – Foto: Kátia Kuwabara / Ocam – USP

Esse programa, que integra a Temporada 2019 da Ocam, oferecerá ao público uma visão da modernidade na música, seus estilos e tendências mais marcantes, representadas por obras emblemáticas do repertório para violino solista dos séculos 20 e 21. Essas obras são o Adagio para Cordas, de Samuel Barber, a Sonata nº1 para Violino e Orquestra de Câmara, de Alfred Schnittke (participação especial do cravista Mário Videira), e o Violin Concerto Concentric Paths, Op. 24, de Thomas Adès. Com os bolsistas violinistas da Ocam e alunos do Departamento de Música da ECA, as solistas participarão da apresentação do octeto para violinos Gran Turismo, de Andrew Norman, obra inspirada em videogame de mesmo nome.

Maestro John Boudler – Foto: Hugo Bozzano / divulgação / Unesp

John Boudler é o criador do curso de Percussão do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do qual foi professor titular. Boudler estudou no New England Conservatory of Music, em Boston, na State University of New York at Buffalo e no American Conservatory of Music, em Chicago. Foi integrante dos grupos Creative Associates e SEM Ensemble, trabalhando com compositores como John Cage, George Crumb, Philip Glass, Steve Reich e Christian Wolff. Já se apresentou também sob a regência de Leonard Bernstein, Seiji Ozawa, Michael Tilson Thomas e Zubin Mehta na Orquestra de Tanglewood, na Buffalo Philharmonic Orchestra e na Orquestra Filarmônica de Israel.

Os concertos da Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP acontecem neste sábado, dia 1º, às 16 horas, no Museu de Arte de São Paulo (Avenida Paulista, 1.578, Bela Vista, em São Paulo), com ingressos entre R$ 5,00 e R$ 10,00, e neste domingo, dia 2, às 17 horas, no Instituto Tomie Ohtake (Rua dos Coropés, 88, Pinheiros, em São Paulo), com entrada grátis.