Encontro na UnB debaterá o Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra

Evento acontecerá na próxima segunda-feira, dia 13, às 19h, na Universidade de Brasília (UnB), e terá como tema as ideias do livro de Eli da Veiga, lançado recentemente

 09/05/2019 - Publicado há 5 anos

Os temas centrais do livro O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra, de autoria do professor José Eli da Veiga, serão objeto de uma conversa entre a economista Sandra Paulsen, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e o cientista político Eduardo Viola, professor do curso de Relações Internacionais da UnB. O encontro terá lugar no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da UnB. Sandra tem doutorado na Suécia e possui larga experiência em questões ambientais. Eduardo Viola é conhecido pelas suas pesquisas na área de mudanças climáticas.

Dentre os temas, Eli da Veiga considera o da Ciência do Sistema Terra mais polêmico que o do Antropoceno. “A Ciência do Sistema Terra nasceu nos anos 1980 e chegou a juntar pesquisadores de todo o mundo que pensavam a Terra como um sistema”, lembra o colunista. “Mas o fato é que os resultados até agora obtidos estão aquém das ambições da época, definidas principalmente a partir da declaração de Amsterdã, em 2001.” Já a questão do Antropoceno, segundo Eli da Veiga, é mais pacífica. “Houve grande aceleração dos impactos ambientais a partir de meados do século passado. Tudo indica que no próximo congresso de geociências o Antropoceno será definido como nova época”, afirma o colunista.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.