Proteína de hemácia jovem permite entrada de parasita da malária

O Plasmodium vivax é um dos parasitas que causam malária. Diferente de outras espécies, ele só consegue entrar nas células vermelhas mais jovens, recém-formadas pela medula. Um trabalho publicado na revista Science mostrou que uma proteína que existe na membrana das hemácias jovens, mas não na das maduras, é a porta de entrada usada pelo Plasmodium vivax no processo de invasão.

 31/01/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/10/2019 as 11:32
Por

O Plasmodium vivax é um dos parasitas que causam malária. Como as outras espécies de plasmódios da doença, ele infecta as células vermelhas do sangue. Só que, ao contrário dos parentes, ele só consegue entrar nas células vermelhas mais jovens, recém-formadas pela medula. Um trabalho publicado na revista Science no início de janeiro mostrou que uma proteína que existe na membrana das hemácias jovens, mas não na das maduras, é a porta de entrada usada pelo Plasmodium vivax no processo de invasão. Ciência USP pediu ao Daniel Bargieri, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, para comentar a descoberta de seus colegas de profissão.

Veja o comentário do Daniel Bargieri:


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.