Estudantes de biologia lançam campanha para custear documentário

Objetivo é divulgar trabalho voluntário no Instituto de Biociências da USP com o projeto Estação Biologia

17/01/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/01/2018 as 10:47
Um dos objetivos do documentário é inspirar a criação de outros projetos como a Estação Biologia – Foto: Divulgação / Estação Biologia

.
Com o objetivo de possibilitar o registro e a divulgação de uma história de 30 anos de dedicação ao trabalho educativo voluntário, os integrantes do projeto de extensão universitária
Estação Biologia (EB) da USP estão realizando uma campanha de financiamento coletivo pelo Catarse para a produção de um documentário.

Iniciada em 1988, a EB é um espaço informal de ensino mantido por estudantes de graduação do Instituto de Biociências (IB) da USP que, de forma lúdica, levam seus conhecimentos científicos para além da Universidade. Em uma sala localizada no próprio instituto, recebem semanalmente visitas escolares de educação infantil ao ensino médio, ONGs e coletivos. Eles aplicam na prática o que aprendem como alunos, de forma dinâmica e didática.

Apenas entre 2002 e 2016, período em que há registros, foram quase 17 mil visitantes recebidos. Atualmente, o projeto conta com cerca de 40 educadores, todos estudante de biologia e, em sua maioria, voluntários.

A meta do grupo é arrecadar R$ 20.690,00, verba que será quase inteiramente destinada à produção e divulgação do filme – isso, por conta da taxa que deve ser paga à plataforma de crowdfunding. O projeto pode ser apoiado até o dia 27 de janeiro e as doações devem ser realizadas através deste site.

Para compartilhar inspiração

Por ser voluntário, o projeto não conta com verba para a produção do documentário. As atividades realizadas pelo grupo são gratuitas, sendo cobrada uma taxa de R$ 130,00 por visita apenas de escolas particulares, dinheiro que, conforme explica o educador Marcelo Sato, é destinado à secretaria do IB.

Caso consigam arrecadar a quantia necessária, além de explicar como surgiram, como funcionam e como o projeto é mantido desde a década de 1980, o grupo pretende, com o filme, inspirar outras faculdades a fazerem um pouco do trabalho que realizam.

Contribuições devem ser feitas até o dia 27 deste mês – Foto: Divulgação / Estação Biologia

Serviço – Para agendar uma visita

A Estação Biologia está instalada na sala do Edifício Félix Kurt Rawitscher, localizado na Rua do Matão, nº 277, campus Cidade Universitária, em São Paulo. O agendamento das visitas deve ser feito pelo site do projeto ou pelo telefone (11) 3091-8090, de segunda a sexta, das 12 às 14 horas (exceto feriados). Mais informações sobre as atividades oferecidas ou sobre o agendamento podem ser obtidas através do e-mail estacaobiologia@ib.usp.br.