Na USP São Carlos, curso ensina a produzir cerveja artesanal

Inscrições devem ser feitas até o dia 25; participantes terão aulas teóricas e práticas sobre a produção da bebida

24/04/2019 - Publicado há 5 anos
Montagem sobre fotos Wikimedia Commons

Entusiastas do universo cervejeiro, interessados no assunto, para quem nunca produziu cerveja em casa e também para cervejeiros caseiros em busca de atualização. O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realizará um curso de produção de cerveja artesanal.

Serão quatro encontros aos sábados (27 de abril, 4, 11 e 18 de maio), das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas. Os participantes terão aulas teóricas e práticas. No programa está a história das principais escolas cervejeiras, a legislação, equipamentos, higiene, aspectos químicos da água cervejeira, do malte, do lúpulo e da fermentação.

Nas aulas práticas, os alunos produzirão sua própria cerveja artesanal e acompanharão todo o processo de produção da brasagem ao engarrafamento. Há ainda o desenvolvimento de receitas, análise sensorial de diferentes tipos de mates, diferentes tipos de lúpulo e treinamento em reconhecimento de aromas e sabores (on-flavors e off-flavors) em cerveja.

O instrutor é o professor Stanislau Bogusz Jr., que atua na área de Química de Alimentos e Análise Sensorial. Ele também é orientador de mestrado e doutorado no programa de pós-graduação do IQSC e homebrew desde 2015.

O curso tem valor de R$ 1 mil e as inscrições devem ser feitas até 25 de abril. Para realizá-la, devem ser entregues via correio ou pessoalmente no dia do curso a ficha de inscrição e contrato de adesão assinado; 1 cópia da carteira de Identidade – RG e 1 cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF.

Os interessados devem ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo. Para obter outras informações sobre o programa completo do curso ou fazer a inscrição, acesse o site.

O curso será ministrado no Instituto de Química de São Carlos, Av. Trabalhador São-Carlense, 400 – área 1 do campus da USP, em São Carlos.

.