USP participa de conferência anual de rede internacional de universidades

O encontro tem o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico e novas pesquisas colaborativas

08/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/04/2019 as 10:18
A conferência anual da UGPN aconteceu entre os dias 1º e 3 de abril, na Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA) – Foto: Divulgação / NC State University

O presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, liderou a comitiva que representou a USP na conferência anual da University Global Partnership Network (UGPN), realizada entre os dias 1º e 3 de abril, na Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA).

Neste ano, o evento apresentou pesquisas e promoveu atividades sobre quatro temas principais: Saúde Individual e Coletiva; Sustentabilidade e Cidades Inteligentes; Big Data e Ciência dos Dados; e Inovação e Empreendedorismo. Também foram discutidas as ações futuras da rede, como o lançamento do próximo edital de pesquisa conjunta, a assinatura da renovação do convênio pelas quatro instituições participantes.

“É evidente o progresso de ação conjunta, revelado pelas publicações de artigos em parceria e por importantes relatos sobre a consequência do apoio inicial conferido pela rede”, explicou Raul Machado Neto, que também é o atual presidente da rede.

A delegação foi liderada pelo presidente da Aucani e atual presidente da rede UGPN, Raul Machado Neto (gravata amarela) – Foto: Divulgação

Além de Machado, a delegação da USP contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; do coordenador da Agência USP de Inovação (Auspin), Antonio Carlos Marques; dos professores André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, Moacir Antonelli Ponti, Victor Wünsch Filho, Moacir de Miranda Oliveira Jr., Roberta Consentino Kronka Mülfarth e Ranny Loureiro Xavier Nascimento Michalski; e do servidor da Aucani, Daniel de Deus Barcelos.

Criada em 2011, a UGPN é uma rede de universidades formada pela USP, pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, pela Universidade de Surrey (Reino Unido) e pela Universidade de Wollongong (Austrália).

Uma das principais ações da rede é a manutenção do Fundo de Colaboração de Pesquisa, pelo qual as universidades parceiras promovem a pesquisa conjunta em áreas prioritárias como meio ambiente e sustentabilidade, ciência forense, saúde e bem-estar, materiais quânticos e empreendedorismo. Desde sua criação, o fundo já apoiou 56 projetos de pesquisa multilaterais.

A Universidade de Wollongong sediará a conferência da UGPN em 2020.