Algoritmos, inteligência artificial e construções de identidades no “Diversidade em Ciência”

Quem fala sobre esses temas nesta edição do programa é a jornalista e professora Daniela Osvald Ramos (ECA/USP)

08/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 22/04/2019 as 16:04

Foto: arkhangellohim on VisualHunt.com / CC BY-NC-SA

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista a jornalista e professora Daniela Osvald Ramos, do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da USP, autora dos livros A expansão do Jornalismo para o Ambiente Numérico (Editora Appris) e Jornalismo para Dispositivos Móveis: produção, distribuição e consumo (Editora Labcom). Durante a entrevista, ela irá falar sobre algoritmos, bolhas sociais e as construções de identidades nas redes sociais pelos sistemas operacionais.

Algoritmo é uma sequência de procedimentos (input e output) que permite agregar e cruzar informações nas redes sociais por interesses dirigidos aos indivíduos, provocando aquilo que tem sido chamado de “bolha”.

Para Daniela Osvald, “esse fenômeno traz complexidades nos comportamentos sociais, envolvendo abordagens éticas que perpassam, por exemplo, o racismo, em que um anunciante pode criar publicações excluindo o negro ou indivíduos de outros segmentos das diversidades daquela informação”, afirma.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e os direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O programa é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://www.radio.usp.br/?page_id=5404