Diretoria do Instituto de Estudos Brasileiros toma posse no dia 21/3

Diana Gonçalves Vidal e Flavia Camargo Toni são as novas diretora e vice-diretora do IEB

 12/03/2019 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/03/2019 às 12:59
Por
A nova diretora do IEB, Diana Gonçalves Vidal (à esquerda), e a nova vice-diretora do Instituto, Flavia Camargo Toni – Foto: Pedro Bolle / IEB Divulgação

No dia 21 de março, as professoras Diana Gonçalves Vidal e Flavia Camargo Toni tomarão posse, respectivamente, como diretora e vice-diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). A cerimônia será realizada às 10h, no Auditório 2 do instituto.

Diana Gonçalves Vidal é docente da Faculdade de Educação, unidade em que foi vice-diretora no período de 2014 a 2018. Graduada em História pela Universidade do Vale do Paraíba, com doutorado em Educação pela USP e pós-doutorado no INRP-França e na Universidade de Santiago de Compostela, Diana desenvolve pesquisas na área de História da Educação, atuando em temas como cultura escolar, escola nova, práticas escolares de leitura e escrita, historiografia e circulação internacional de modelos e práticas pedagógicas.

A vice-diretora Flavia Camargo Toni é pesquisadora do IEB e também orienta na pós-graduação em Musicologia do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Desenvolve pesquisas com ênfase nos assuntos da primeira metade do século XX, atuando principalmente nos temas: a literatura musical de Mário de Andrade, Modernismo e música, vida e obra de Camargo Guarnieri, etnomusicologia e metodologia da pesquisa em música.

O Instituto de Estudos Brasileiros fica no Espaço Brasiliana, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, em São Paulo.

Centro multidisciplinar

Criado por Sérgio Buarque de Holanda, em 1962, o Instituto de Estudos Brasileiros é um centro multidisciplinar de pesquisas e documentação sobre a história e as culturas do Brasil. Tem como desafio fundador a reflexão sobre a sociedade brasileira, envolvendo a articulação de diferentes áreas das humanidades.

O IEB tem sob sua responsabilidade a guarda e a manutenção de um acervo excepcional, formado por um expressivo conjunto de fundos pessoais – constituídos em vida por artistas e intelectuais brasileiros –, e que está distribuído entre o Arquivo, a Biblioteca e a Coleção de Artes Visuais. Manuscritos originais de nomes decisivos para nossa cultura, livros raros e obras de arte formam um conjunto de caráter único, que recebe periodicamente novas aquisições, seja através de doação ou por meio de compra.

Biblioteca do IEB, no campus da USP em São Paulo – Foto: Pedro Bolle / IEB Divulgação

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.