Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão tem nova direção

05/02/2018 - Publicado há 6 anos
Osvaldo de Freitas e Maria Regina Torqueti Toloi

Os professores Osvaldo de Freitas e Maria Regina Torqueti Toloi são os novos diretor e vice-diretora, respectivamente, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP. A eleição ocorreu dia 1° de dezembro e os professores assumiram no dia 23 de janeiro.

O professor Osvaldo de Freitas se formou em Farmácia-Bioquímica pela FCFRP, onde hoje é associado do Departamento de Ciências Farmacêuticas. Possui mestrado e doutorado em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Freitas é diretor-técnico da Fundação do Instituto de Polo Avançado da Saúde (Fipase).

Suas linhas de pesquisa estão voltadas para o Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Farmacêuticos, Odontológicos e Nutricionais. Seus principais estudos estão relacionados aos meios e processos de obtenção de complexos supramoleculares a partir das proteínas e carboidratos adequados para microencapsulação de compostos de interesse farmacêutico, alimentício e agroindustrial. E também o desenvolvimento de formas farmacêuticas sólidas e semissólidas veiculando fármacos ou produtos naturais de uso geral ou na cavidade oral. Atua também na área de Assistência e Atenção Farmacêutica e Farmacoeconomia.

A vice-diretora, professora Maria Regina Torqueti Toloi é formada em Farmácia-Bioquímica pela FCFRP, onde hoje é associada do Departamento de Análises Clínicas, Toxicologia e Bromatologia. Mestra e doutora em Ciências Biológicas, pela FCFRP, realizou seu pós-doutorado na Universidade de Pisa, Itália.

Seus estudos são sobre a saúde da mulher, em temas sobre contracepção, menopausa, citologia vaginal, cultura de células endoteliais de cordão umbilical humanos. E ainda tem investigado diferentes produtos naturais, toxinas animais, como potenciais alvos terapêuticos para a geração de novos medicamentos.

Mais informações: (16) 3315-4262