Startup de alunos da USP está em final de torneio em Harvard e no MIT

Empresa está desenvolvendo drone autônomo para pulverização agrícola mais uniforme e com menos desperdício

12/03/2019 - Publicado há 5 anos
Aplicar defensivos agrícolas de forma mais uniforme é um dos objetivos da Helidrop – Foto: Bruno Bagarini

.
A Helidrop, startup do ramo de pulverização agrícola desenvolvida por alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, é uma das finalistas da HackBrazil, competição que premia ideias brasileiras inovadoras em disputa realizada na Universidade Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambos dos Estados Unidos. A equipe vencedora levará para casa R$ 75 mil para investir no crescimento da empresa.

Durante o evento, que será em abril, os jovens terão apenas três minutos para apresentar a proposta de negócio da empresa a uma banca formada por executivos. “Estamos muito ansiosos, pois na fase anterior conseguimos vencer startups mais conhecidas e consolidadas do que a nossa, que já possuem produtos no mercado”, conta Bruno Bagarini, um dos idealizadores do projeto e aluno do curso de Engenharia Elétrica (Ênfase em Eletrônica) da EESC. Os estudantes da USP conseguiram superar outras 39 startups na etapa semifinal da competição.

Pulverização inteligente

A ideia da Helidrop é oferecer um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) autônomo para pulverização agrícola, a fim de melhorar o combate às pragas. Com alta capacidade de carga, a solução proporcionará mais uniformidade na aplicação de defensivos em terrenos, reduzindo o desperdício. Além de Bagarini, integram a Startup Guilherme Donatti, aluno do curso de Engenharia Elétrica (Ênfase em Sistemas de Energia e Automação) e Victor Turcato, graduando do curso de Engenharia Mecatrônica.

Ainda em fase de testes e prototipagem, a Helidrop foi uma das participantes do Academic Working Capital (AWC), programa de empreendedorismo do Instituto TIM voltado a alunos de graduação que possuem trabalhos de conclusão de curso inovadores. Os universitários receberam acompanhamento profissional, orientação de negócios e recursos financeiros para aplicação no projeto.

A HackBrazil é uma das atrações da Brazil Conference at Harvard & MIT, que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de abril, em Boston, nos Estados Unidos. A conferência é realizada pela comunidade brasileira de estudantes da cidade com o intuito de promover o encontro de grandes personalidades brasileiras como políticos, famosos e empresários.

Da Assessoria de Comunicação do SEL