Secretária de Desenvolvimento Econômico ministra aula na Poli

Patricia Ellen da Silva falou sobre inovação, liderança e responsabilidade social

19/02/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 22/02/2019 as 17:47
A aula foi realizada no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), no dia 18 de fevereiro – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen da Silva, foi a personalidade convidada para ministrar a aula inaugural da Escola Politécnica (Poli) deste ano. A aula marca o início do ano letivo e foi uma das atividades da Semana de Recepção aos Calouros da escola.

Os alunos receberam as boas-vindas da diretora da Poli, Liedi Legi Bariani Bernucci, e do presidente da Comissão de Graduação, Fábio Cozman.

Em seguida, o reitor Vahan Agopyan, que é docente da Escola Politécnica, parabenizou os novos alunos e lembrou que “estudar em uma universidade de pesquisa, tendo aulas em um ambiente de pesquisa com professores que são pesquisadores, é um privilégio e permite que nossos alunos desenvolvam a capacidade de vencer desafios e propor soluções inovadoras”.

“Vocês agora fazem parte de um pequeno grupo de brasileiros e brasileiras que têm a oportunidade de estudar em uma universidade pública de padrão internacional. Toda a sociedade deposita a esperança de um futuro melhor em suas mãos, e é nossa responsabilidade contribuir para a melhoria não apenas do nosso Estado, mas do nosso País”, afirmou o reitor.

O reitor Vahan Agopyan participou da abertura do evento – Foto: Comunicação Social/Poli

Protagonismo e liderança

Diante de uma plateia de mais de 800 alunos que acabaram de ingressar em um dos cursos de engenharia da Poli, a secretária estadual Patricia Ellen da Silva falou sobre o papel inovador do Estado de São Paulo e a necessidade de transformar o Brasil em um dos protagonistas do avanço tecnológico. “Vivemos um momento único de mudanças tecnológicas no País e no mundo, e vocês têm a oportunidade de se tornarem líderes dessa mudança”, destacou Patricia.

A secretária também falou dos desafios de gerar desenvolvimento econômico e oportunidades iguais para todos, além de destacar a responsabilidade social.

“Não importa a decisão de carreira que vocês tomem – executivos, empreendedores, acadêmicos, gestores do setor público ou privado – independentemente de onde vocês estiverem, não podemos nos esquecer de que o Brasil tem um passado para resolver. Seja onde estivermos, cada decisão que tomamos faz muita diferença, e por isso temos um papel na transformação que precisamos realizar no Brasil”, disse.

Após a palestra, Patricia respondeu a perguntas feitas pelos alunos.

No mesmo dia, a coordenadora do Escritório USP Mulheres, Eva Alterman Blay, falou sobre a igualdade de gênero na Universidade – Foto: Marcos Santos/USP Imagens