Novo método pode prevenir o HIV

O PrEp é um medicamento de uso diário e que, se conciliado com o preservativo, pode bloquear a contaminação

 04/02/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Profilaxia pré-exposição ou o PrEp é o tema da primeira edição do boletim Pílula Farmacêutica desta semana. O medicamento é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV.  

“Ela consiste na tomada diária de um comprimido que impede o causador da Aids de infectar o organismo, antes mesmo de a pessoa ter contato com o vírus.” O PrEp é uma combinação de medicamentos que bloqueiam alguns canais que o HIV utiliza para a contaminação.

O medicamento, se tomado de forma correta e diariamente, impede a contaminação; em caso de consumo incorreto, a quantidade de medicamento no organismo não será capaz de bloquear o vírus. “O PrEp não combate a gravidez nem outras doenças sexualmente trasmissíveis, como sífilis, clamídia, gonorreia, hepatites e a infecção por HPV.”

Além do PrEp, os especialistas advertem que o resultado é ainda mais eficaz se conciliado com a utilização de preservativos durante as relações sexuais. O método é indicado principalmente para a população-chave, como, por exemplo, profissionais do sexo.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.