USP lança programa para estimular empreendedorismo na Graduação

O programa incentivará projetos inovadores, interdisciplinares e que enriqueçam a formação dos estudantes

07/01/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 15/01/2019 as 12:38
Ilustração: Freepik

Estudantes dos cursos de Graduação da USP já podem se inscrever no Programa de Estímulo à Inovação e Empreendedorismo na Graduação (InovaGrad), que selecionará projetos inovadores, interdisciplinares e relacionados à prática profissional.

“Com esse programa, queremos estimular o interesse do estudante de Graduação pelo empreendedorismo, orientá-lo na elaboração de um projeto inovador que possa resultar na criação de novos negócios e disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo na Universidade”, explicou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com a Agência USP de Inovação (Auspin), o InovaGrad disponibilizará 150 bolsas no valor de R$ 400, com duração de dez meses, e oferecerá treinamento para a estruturação de startups.

Segundo o coordenador da Auspin, Antonio Carlos Marques, “a capacitação terá uma duração de dez meses e contará com palestras, mentorias, atividades on-line e presenciais. Serão abrangidas todas as etapas do ciclo, desde o surgimento da ideia até a criação de um modelo de negócios, passando pelo amadurecimento e a validação. Também é importante ressaltar que teremos apoio do Sebrae, que desenvolverá o material que será disponibilizado aos nossos alunos”.

Os projetos serão avaliados considerando-se a capacidade empreendedora, a interdisciplinaridade, o envolvimento de várias Unidades da USP e a adequação do orçamento e do cronograma aos objetivos da proposta. O período de execução vai de março a dezembro de 2019.

“No final desse período, pretendemos selecionar os projetos com melhor desempenho e dar-lhes visibilidade, apresentando-os à comunidade empresarial em um grande evento”, afirma a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria Vitória Lopes Badra Bentley.

O edital e os formulários estão disponíveis na página da Pró-Reitoria. As propostas podem ser encaminhadas até o dia 15 de fevereiro de 2019 para o e-mail prg.inovagrad@usp.br.