Brasil disponibiliza medicamentos gratuitos para tratamento do HIV

Uso de álcool, drogas e até mesmo consumo indevido de outros medicamentos durante o tratamento podem levar pacientes a óbito

 12/12/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 14/12/2018 as 11:21
Por

No segundo boletim Pílula Farmacêutica desta semana, o assunto são as formas de tratamento contra o vírus do HIV. No Brasil, todos os diagnosticados com o vírus recebem, de forma gratuita, os medicamentos pelo Sistema Único de Saúde.

Mesmo que a doença ainda não tenha cura, os médicos alertam que há controle. Ao seguir as orientações corretas, o paciente diminui as complicações relacionadas às infecções pelo HIV, reduz a transmissão do vírus, melhora a qualidade de vida e diminui a mortalidade.

Os medicamentos utilizados no tratamento são chamados de antirretrovirais,  popularmente conhecidos como coquetéis. Para o sucesso do tratamento, os especialistas alertam que é fundamental seguir corretamente os horários recomendados e alertam que o consumo de álcool, drogas e outros medicamentos pode prejudicar o resultado, levando o paciente até mesmo a óbito.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.