Acidentes em locais rasos aumentam com a chegada das férias

Com maior incidência em homens jovens, acidentes desse tipo são mais comuns em rios

 11/12/2018 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Com a chegada do período de férias, ocorre o aumento dos acidentes de mergulhos em águas rasas. Segundo o último estudo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, realizado entre 2007 e 2008, 190 pacientes, em média, foram atendidos com casos relacionados a esse tipo de acidente.

Marcelo Riberto, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, explicou que acidentes como esses podem ser evitados com conhecimento prévio do local, e ainda afirmou que a maior incidência dessas fatalidades acontece em cachoeiras e, principalmente, em rios.

Além disso, o professor alertou que, em caso de presenciar acidentes desse tipo, é importante ligar para a emergência e retirar a vítima da água, virando-a de barriga para cima, sem mexer o pescoço.

Ouça a matéria completa no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.