Como é estudar Design na USP? Canal traz rotina de universitários

Cinco estudantes compartilham suas experiências no YouTube através do “Projeto em Andamento”

04/12/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 07/12/2018 as 9:26
Da esquerda para a direita, equipe do canal: Maiyara Itimura, Cinthia Aquinaga, Agnes Svilenov, Naomi Sato e Andy Romero – Foto: Arquivo Pessoal / Projeto em Andamento

.
Em maio de 2017, cinco estudantes da graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, em São Paulo, resolveram criar o
Projeto em Andamento, um canal no YouTube com temas que vão desde “vestibular sem desespero” a “4 coisas para fazer além da aula”. Agnes Svilenov, Andy Romero, Cinthia Aquinaga, Maiyara Itimura e Naomi Sato se reúnem quinzenalmente para atender à demanda do público e produzir vídeos novos.

O canal apresenta um quadro próprio chamado PA + Convidados, que conta com a presença de outros estudantes. De acordo com Maiyara, parte dos colegas de sala apoiou o projeto e aceitou participar dos vídeos, já que “muitas pessoas não conhecem a profissão, então o canal serve como divulgação da nossa carreira.”

“É uma responsabilidade e tanto”, diz Naomi sobre o fato de receberem comentários de quem não sabia o que fazer de faculdade e encontrou uma possibilidade depois de entrar em contato com os vídeos. “Receber comentários e e-mails de desconhecidos e ver que nosso trabalho os ajudou de alguma maneira é um dos maiores retornos.”

Os vídeos se relacionam com a faculdade em si, mas as ideias também surgem do que as estudantes leem e de experiências pessoais. O vídeo sobre Os 10 erros mais comuns de não designers foi resultado de um livro em inglês que Maiyara estava lendo. “Por ser algo não acessado facilmente, principalmente pela interferência do idioma, achamos que seria interessante falar sobre ele e disseminar de maneira mais acessível.”

Logo do canal Projeto em Andamento – Foto: Arquivo Pessoal / Projeto em Andamento

Apresentar a Universidade

Um dos principais focos do canal são vestibulandos interessados em estudar na USP e que não conseguem visitar o campus de São Paulo, onde o curso de Design é oferecido. Como é morar na USP? apresenta o Conjunto Residencial da USP (Crusp), Conheça a FAU é um tour pelo prédio da faculdade, e Bolsas Auxílio para Alunos da USP aborda as ações de permanência estudantil para quem não tem condições socioeconômicas de se manter na Universidade durante o curso.

O próprio nome do canal, Projeto em Andamento, faz referência a uma prática conhecida na FAU. Quando um projeto ou trabalho da graduação ainda está em andamento e é deixado na faculdade para ser finalizado no outro dia, coloca-se uma plaquinha escrito “Projeto em andamento” junto com a data de previsão de término do trabalho. Isso é feito para que não haja risco do trabalho parar no lixo.  “Como nosso canal no YouTube ainda é um projeto em andamento, não foi finalizado, por que não chamá-lo dessa maneira?”, explica Maiyara.

Como tudo começou

A ideia de criação do canal surgiu enquanto as estudantes assistiam a um vídeo do YouTube. Ele mostrava como era a produção de uma mesa, apresentando desde as ferramentas utilizadas até a montagem final. “Queríamos documentar o processo de criação de projetos da faculdade por meio de vídeos, mostrar como era o dia a dia antes de ter o projeto finalizado, revelar o que está por trás da cerejinha do bolo”, conta Naomi.

Naomi Sato e Agnes Svilenov – Foto: Arquivo Pessoal / Projeto em Andamento

.
Com dificuldades técnicas, como a falta de uma câmera e microfone que não fossem do celular e a ausência de um roteiro definido, “a primeira tentativa não deu muito certo porque ficava muita divagação no conteúdo e a qualidade do próprio vídeo não era das melhores”, diz Maiyara em meio aos risos.

No entanto, elas gostaram da proposta inicial e decidiram fazer todos os projetos em grupo juntas para que tentassem abordar o canal nessas disciplinas. A partir do segundo semestre daquele ano, com o auxílio da disciplina Gestão de Projetos em Design, o canal foi estruturado e passou a ter um começo, meio e fim.

O objetivo final da matéria era apresentar a proposta do projeto em um pitch elevator (o tempo que você leva no elevador é o mesmo que você tem para convencer um investidor de que sua ideia vale a pena) e o resultado foi positivo, com elogios de professores e colegas. Um dos vídeos produzidos para a disciplina foi o que resume o livro Startup Enxuta de Eric Ries.