Na USP Ribeirão Preto, projeto estimula meninas a se tornarem cientistas

Evento gratuito, de 10 a 14 de dezembro, incentiva a transformação de uma área ainda dominada por homens

28/11/2018 - Publicado há 5 anos
Imagem: Divulgação

Radioatividade, DNA, HIV. Esses são alguns exemplos de descobertas  científicas que tiveram a importante participação das mulheres. Mas, apesar delas trazerem tantas contribuições para a ciência, a imagem do cientista ainda está associada à figura masculina.

Segundo uma pesquisa coordenada em 2017 pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), esse estereótipo pode influenciar a afinidade que as meninas terão ao longo da vida com as áreas de ciência e tecnologia, prejudicando a inserção delas nas carreiras científicas.

Visando a alterar esse cenário e estimular o interesse das meninas pela ciência, a USP, em Ribeirão Preto, realiza o evento Ciência por Elas. A iniciativa é voltada a alunas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto, e tem como objetivo apresentar pesquisas desenvolvidas na Universidade, mostrar como é a carreira científica e também desenvolver atividades práticas.

Clique para ampliar

A primeira edição será realizada entre os dias 10 e 14 de dezembro, das 9 às 12 horas, no Espaço de Eventos do IEA-RP, e as atividades serão conduzidas por professoras e pesquisadoras de diferentes campos do conhecimento, como educação, biologia, saúde, toxicologia, física, química e genética.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelos pais ou responsáveis no site do evento.

O Ciência por Elas é uma realização do Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e do Laboratório EcoHumanTox, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP.

A atividade tem o apoio do Centro de Terapia Celular e da Rádio USP Ribeirão Preto. O IEA-RP fica na Av. Bandeirantes, 3.900.

Mais informações: telefone (16) 3315-0368, e-mail iearp@usp.br .

Da Assessoria do IEA-RP