Pesquisa da USP busca voluntários para tratar pessoas com dor lombar

Estudo é realizado em São Paulo, na área de fisioterapia, e terá 12 atendimentos

 24/10/2018 - Publicado há 5 anos
Pessoas com dor lombar terão 12 atendimentos durante participação em pesquisa da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Pesquisa da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, está recrutando pessoas com lombalgia (dor na parte baixa das costas) para participar como voluntárias na pesquisa de mestrado intitulada Efeito da Diatermia por ondas curtas (DOC) e exercícios de Mat Pilates em pacientes com dor lombar crônica não específica: um ensaio clínico controlado randomizado. A orientação do estudo é da professora Raquel Casarotto.

O objetivo é verificar os possíveis benefícios do uso dessas duas técnicas na melhora dos sintomas da dor lombar crônica não específica, bem como da capacidade funcional do voluntário, melhorando sua qualidade de vida.

A participação do voluntário é gratuita. A segurança dos procedimentos e o sigilo das informações coletadas serão usados somente como dados estatísticos na dissertação. Não serão oferecidos quaisquer produtos ou serviços diferentes aos informados no estudo antes, durante ou após a participação voluntária do candidato.

O tratamento terá duração de uma hora e será realizado de forma individualizada, duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras à tarde, durante seis semanas (12 atendimentos), no Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (Fofito) da FMUSP, localizado no campus Cidade Universitária, em São Paulo.

Cada dia de tratamento será composto de três etapas. Na primeira, haverá a aplicação de 30 minutos de ondas curtas; na segunda etapa, durante a aplicação do aparelho, haverá a demonstração de um manual de orientações para a coluna que o participante poderá levar para casa; e na terceira etapa serão feitos exercícios de Mat Pilates (pilates clínico, com protocolo elaborado especificamente para pessoas com dor lombar) por 30 minutos. Todos os procedimentos serão realizados na maca.

Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail: sand.fisio@gmail.com e preencher este questionário.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.