Sustentabilidade tem semana movimentada

Eventos globais sobre a questão ganham destaque na coluna “Sustentáculos”

 25/10/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

José Eli da Veiga destaca um recente encontro em Dubai, nos Emirados Árabes, que reuniu cerca de 2 mil técnicos em estatística para discutir quais indicadores deverão ser adotados para monitorar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Outro destaque é para o relatório no qual o Centro de Resiliência de Estocolmo (SRC – na sigla em inglês) compara os ODS à sua já célebre abordagem científica das “Fronteiras Planetárias”. O documento foi elaborado para a comemoração dos 50 anos do Clube de Roma (ONG fundada em 1968). O SRC é uma iniciativa conjunta da Universidade de Estocolmo com o Instituto Beijer de Economia Ecológica, da Real Academia Sueca de Ciências.

“Temos também um recente estudo francês de epidemiologia, publicado no último dia 22”, lembra o colunista. Enquanto as agências de saúde dizem que pouco agrotóxico não causa grandes problemas, o estudo mostra que o risco de câncer diminui em 25% nas pessoas que procuram consumir alimentos orgânicos.

Mudando do global para o local, o colunista antecipa importante anúncio: no próximo dia 12 de novembro, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, haverá um encontro sobre os desreguladores endócrinos. Serão expositoras as médicas Elaine Maria Frade Costa, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, e Maria Izabel Chiamolera, responsável pela disciplina de endocrinologia da Unifesp.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Sustentáculos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.