Uso da tecnologia na expansão agrícola é tema do USP Lecture

Pesquisadora americana Nina Fedoroff vai falar do potencial da ciência e da tecnologia para superar a fome mundial

09/10/2018 - Publicado há 6 anos
Foto: João Felipe C.S via Wikimedia Commons

.
A pesquisadora Nina Fedoroff, da Penn State University and Senior Science Advisor, Washington (Estados Unidos), será a convidada especial do USP Lecture, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, no dia 17 de outubro, às 14 horas. Na palestra Feeding 10 billion people: is it a technological or societal problem?, a pesquisadora discutirá o potencial da ciência e da tecnologia na superação do problema da fome populacional, que terá atingido de 9 a 10 bilhões de pessoas até o final do século.

Foto: Divulgação / USPLecture (Clique na imagem para ampliar)

A ciência e a tecnologia, especialmente os fertilizantes, a mecanização e as sementes melhoradas, estimularam uma expansão significativa da produtividade agrícola durante o século 20. Atualmente, há alimentos suficientes para sustentar a população de 7,5 bilhões, embora estudos mostrem que a fome persista devido às desigualdades sociais e econômicas. Futuramente, mudanças climáticas, perda de terras cultiváveis e falta d’água restringirão cada vez mais a habilidade de fornecer alimentos para a população, que continua crescendo.

O evento vai acontecer na  sala do Conselho Universitário, Rua da Reitoria, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP, com transmissão ao vivo pela IPTVUSP. Não é necessária inscrição prévia e a palestra é gratuita.

O programa USP Lecture nasceu em 2015 com a finalidade de ampliar o acesso a discussões científicas atuais a diferentes públicos, especializadas ou não. O evento presta homenagem a pesquisadores e docentes condecorados com premiações nacionais e internacionais, que falam tanto de suas experiências acadêmico-científicas, quanto de suas trajetórias de vida.

Mais informações: e-mail eventosprp@usp.brhttp://prp.usp.br/usp-lectures-e-usp-nobel-lectures