Batalha da Maria Antonia é tema de curso na USP

Em quatro aulas, conflito entre uspianos e mackenzistas em 1968 será analisado no contexto brasileiro e mundial

28/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 01/10/2018 as 16:09

Concentração em frente à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP, na Rua Maria Antonia, em São Paulo, durante confronto entre estudantes da USP e do Mackenzie, em 2 de outubro de 1968 – Foto: Hiroto Yoshioka
.
A partir de 9 de outubro, o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP vai promover o curso 1968: O Ano Que Não Terminou?, a ser ministrado pela professora Maria Aparecida de Aquino, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A inscrição custa R$ 200,00 e deve ser realizada pelo e-mail cursosma@usp.br.

O curso será oferecido em quatro aulas, nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro, sempre às terças-feiras, das 17h30 às 19h30, no Ceuma, que fica na Rua Maria Antonia, 258, na Vila Buarque, região central de São Paulo, próximo às estações Santa Cecília e Higienópolis do Metrô. É o mesmo local onde ocorreu, no dia 2 de outubro de 1968 – portanto, há exatos 50 anos -, a chamada Batalha da Maria Antonia, em que alunos da USP e da Universidade Mackenzie, instalada na mesma rua, em frente ao Ceuma, se enfrentaram corporalmente, o que resultou na morte de um estudante secundarista.

Segundo nota do Ceuma, o curso pretende compreender a Batalha da Maria Antonia dentro de um contexto mais amplo, que não pode ser entendido sem a análise do transcorrer do ano de 1968 no Brasil e no mundo. “Sob a ótica das décadas de 1960 e 1970 no contexto tanto do regime militar brasileiro como de eventos mundiais, busca-se auxiliar na compreensão da realidade contemporânea no País e no mundo.”

O curso 1968: O Ano Que Não Terminou? será realizado nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro de 2018, terças-feiras, das 17h30 às 19h30, no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, em São Paulo. A inscrição, que deve ser feita pelo e-mail cursosma@usp.br, custa R$ 200,00 (desconto de 20% para estudantes e professores e de 40% para a terceira idade). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3123-5234 e 3123-5231.