Influência de drogas e álcool na saúde mental

Danos à memória e alteração no sistema nervoso são alguns dos impactos

 26/09/2018 - Publicado há 6 anos
Por

Saúde mental significa estar bem consigo mesmo e com as outras pessoas, além de aceitar os acontecimentos da vida, controlar emoções e reconhecer limites pessoais. Porém, o uso de bebidas alcoólicas e drogas pode causar danos para esse bem-estar.

No caso do álcool, por exemplo, os danos podem ocorrer na memória e aumentam conforme o aumento da dose ingerida. Quando muito álcool é ingerido, principalmente com o estômago vazio, pode desencadear perda parcial da memória e intoxicação do organismo.  

Já no caso das drogas, o sistema nervoso central, que é responsável por receber e transmitir todas as informações ao organismo, é alterado, o que pode gerar comportamentos problemáticos para o usuário e para todos ao seu redor. Para evitar esse vícios, cultive sentimentos positivos em sua vida, aliados a bons hábitos, atividades físicas e lazer.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.