Novo aplicativo para controle de fertilidade tem alta eficácia

Em testes realizados com mais de 22 mil mulheres, índice de sucesso chegou a 99%

 20/09/2018 - Publicado há 6 anos

Um aplicativo para controle de fertilidade tem sido destacado pela mídia por, ao que parece, ter sido o primeiro aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration) norte-americano. Desenvolvido por uma empresa suíça, esse aplicativo cria um algoritmo que leva em conta diversos dados, como a temperatura corporal da mulher e as irregularidades do ciclo menstrual. A própria empresa patrocinou um estudo que se propôs a avaliar a eficácia do método. Foram avaliadas mais de 22 mil mulheres e mais de 224 mil ciclos menstruais, naquele que é considerado o maior estudo prospectivo sobre contracepção natural.

De acordo com o médico ginecologista Alexandre Faisal, os resultados mostraram uma alta eficácia do aplicativo : 99%, índice que se pode comparar ao de métodos mais tradicionais, como a pílula. Como, porém, nem tudo são flores, o aplicativo possui algumas limitações, como informa Faisal na coluna que você pode ouvir, na íntegra, clicando no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.