Mulheres sem filhos versus mulheres com filhos: quem tem mais saúde?

Alexandre Faisal, ao falar sobre a geração NoMo, cita um estudo que procurou responder a essa questão

 13/09/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

O médico ginecologista Alexandre Faisal fala em sua coluna sobre a geração NoMo, abreviação de Not Mothers, ou seja, mulheres que lutam pelo direito de não ter filhos, de acordo com os preceitos do movimento inglês Gateway Women, o qual representa um grupo muito grande de mulheres em todo o mundo. Mas o que leva essas mulheres a não desejarem ser mães? A lista é longa, englobando desde problemas econômicos a questões ligadas a carreiras, passando por motivos de ordem sexual, entre muitos outros.

A questão que se coloca é se mulheres sem filhos têm saúde mais frágil do que aquelas que optaram pela maternidade. Faisal cita um estudo realizado na Austrália, que avaliou 52 mil mulheres com mais de 18 anos e que apresenta alguns dados interessantes. Chama a atenção, segundo ele, que jovens mulheres sem filho experimentaram pior saúde física e mental do que aquelas com filhos. No entanto, após os 65 anos, essa tendência se inverte. O estudo também mostrou que mães solteiras apresentaram mais problemas de saúde do que as mulheres solteiras.

Acompanhe, no link acima, a íntegra da coluna e as conclusões a que chegou o médico Alexandre Faisal.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.