Evento no IEA traz coletânea de projetos de políticas públicas

Ideias serão apresentadas no encontro “Brasil: O Futuro que Queremos”, nome do livro lançado com conjunto de propostas

03/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 14/09/2018 as 16:39

jorusp

Logo da Rádio USP

Lançado em maio, o livro Brasil: O Futuro que Queremos traz propostas de políticas públicas para as principais questões de interesse nacional. As ideias para segurança pública e saúde serão apresentadas por seus autores em encontro homônimo no dia 4 de setembro, às 14h, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina (FM) da USP e diretor do IEA, falou sobre o livro e o evento.

Ele esclarece que o livro é uma coletânea de propostas feitas por pessoas sem vinculação partidária, que buscavam uma solução para o Brasil em economia, saúde e segurança pública. O que é comum a todos é a educação: um investimento consistente na área e a valorização do professor, num processo de reconstrução a médio prazo para que a próxima geração ainda possa ver um Brasil com o potencial que se pode ter. “Os planos de governo deviam ter o detalhamento que esse livro tem”, afirma Saldiva.

Foto: Adauto Nascimento/HRAC

O conjunto de textos torna o livro um projeto de políticas públicas em diferentes áreas, segundo o historiador Jaime Pinsky, professor da Unicamp e diretor da Editora Contexto, responsável pela publicação do livro. O objetivo explícito foi “qualificar o debate, avançar na discussão de ideias e reunir um grupo de brasileiros dispostos a sugerir políticas públicas em sua área de especialização e interesse”. Nada impede, de acordo com o organizador da obra, que os capítulos inspirem a criação de leis, “seja em uma modesta Câmara de vereadores, seja no próprio Congresso Nacional”.

No evento, o advogado criminal Eduardo Muylaert, ex-secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado de São Paulo, apresentará suas ideias para a segurança pública; Paulo Saldiva tratará de políticas para a saúde. A mediação será feita por Jaime Pinsky.

Os organizadores do evento são o IEA e a Editora Contexto. Para participar é preciso efetuar inscrição prévia neste link. Haverá transmissão ao vivo pela internet, sem necessidade de inscrição. Haverá venda de exemplares do livro durante o encontro e, após as apresentações, uma sessão de autógrafos.

O evento Brasil: O Futuro que Queremos, no IEA, será no dia 4 de setembro, às 14h, na Sala Alfredo Bosi, (Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo).

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.