Revista USP lança dossiê sobre os jogos olímpicos na Livraria Cultura

Lançamento da revista será no dia 16 de julho, sábado, na Livraria Cultura, e incluirá debate entre autores de artigos publicados na edição

 14/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 20/06/2018 as 10:51
Por

 

20160714_02_revista-usp
A nova edição da Revista USP, que traz dossiê sobre os jogos olímpicos – Foto: Reprodução

Com a aproximação da Olimpíada do Rio de Janeiro, a Revista USP lança, no dia 16 de julho, sábado, um dossiê especial sobre os jogos olímpicos. O evento de lançamento ocorre das 11 às 13 horas, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na avenida Paulista, em São Paulo, e contará também com um debate entre Katia Rubio, José Carlos Marques, Wagner Xavier de Camargo e  o mediador Flavio de Campos, todos eles autores de artigos que integram a revista. A Revista USP é uma publicação trimestral da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP.

A edição é composta de dez artigos que abrangem os mais diversos temas relacionados às Olimpíadas, escritos por professores e pesquisadores da USP e de outras universidades. O editor chefe da Revista USP, Francisco Costa, lembra a origem do dossiê. “No final de 2015, o professor Flavio de Campos [professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas, Ludens, também da USP] nos procurou com a proposta de fazer um dossiê sobre as Olimpíadas, com uma lista de autores, temas e ideias a discutir. A ideia foi aprovada no conselho editorial e a partir daí os artigos começaram a ser produzidos.”

O editor descreve o material como um conjunto de textos preciso sobre o que nos espera na Olimpíada do Rio de Janeiro. “Acredito que quem ler a revista ficará espantado com a quantidade de temas e assuntos relacionados às Olimpíadas abordados nela, que mostram que os jogos vão muito além do âmbito esportivo.” Dentre esses assuntos, Costa destaca a relação dos jogos olímpicos com a política mundial, que é apresentada no artigo de abertura da revista, “A política no pódio: episódios de tensões e conflitos nos jogos olímpicos da era moderna”, de Flavio de Campos; o texto da professora Katia Rubio, “Agenda 20+20 e o fim de um ciclo para o Movimento Olímpico Internacional”, trazendo o histórico de degradação do Comitê Olímpico Internacional (COI) e “falando o que podemos esperar das próximas Olimpíadas, no sentido de que elas provavelmente deixarão de ser esse espetáculo megalômano que temos visto desde os jogos de Barcelona, em 1992, caminhando para uma espécie de evento mais simples”, nas palavras do editor.

Outros destaques feitos por Costa são o texto de José Carlos Marques Tá tranquilo, tá favorável: a cobertura brasileira dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016″, tratando do trabalho da mídia nacional na transmissão do evento, e o artigo “O doping e os jogos olímpicos: diferentes dimensões do fenômeno”, assinado por Marco Bettine de Almeida, Diego Monteiro Gutierrez e Gustavo Luiz Gutierrez, que traz uma visão “inovadora” de um assunto que está muito em pauta, de acordo com o editor. Além deles, Costa cita o artigo que fecha o dossiê, “Esporte, cultura e política: a trajetória dos Gay Games nas práticas esportivas contemporâneas”, de Wagner Xavier de Camargo, que Costa avalia ser uma completa novidade na imprensa brasileira por falar sobre o evento esportivo inicialmente chamado de Olimpíada Gay, que ocorre a cada quatro anos desde 1982 e foi proibido pelo COI de usar o termo “Olimpíada”, embora reúna pessoas e atletas de diversos países (sem restrição de orientação sexual) na prática de esportes. “Não se buscam recordes nos Gay Games. É uma grande festa esportiva. Eu me surpreendi muito lendo o artigo, e imagino que todos que lerem se surpreenderão também”, diz o editor.

A Livraria Cultura será o polo de distribuição da edição da Revista USP que traz o dossiê “Jogos Olímpicos”. A revista poderá ser adquirida no local por R$ 20,00.

A Revista USP, número 108, dossiê “Jogos Olímpicos” será lançada no dia 16 de julho, às  11 horas, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (avenida Paulista, 2.073, em São Paulo). O lançamento inclui debate com os professores Flavio de Campos (mediador), Katia Rubio, José Carlos Marques e Wagner Xavier de Camargo.

 

O jornalista Francisco Costa e editor da Revista USP, falou à repórter Simone Lemos sobre o lançamento do número 108 , e qual será o tema da próxima edição. Confira

logo jornal rio 2016


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.