O que a água achada nos polos da Lua tem a ver com Marte

Cientistas anunciaram ter encontrado evidências diretas de que há água congelada nos polos da Lua

31/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 21:57

Logo da Rádio USP
Evidência direta de que existe água congelada nos polos lunares – Imagem: PNAS

Usando dados do Mapeador Mineralógico da Nasa, uma equipe de cientistas de universidades norte-americanas anunciou ter encontrado evidências diretas de que há água congelada nos polos da Lua. Nesta edição de sua coluna na Rádio USP, o professor João Steiner explica que já havia indícios de que poderia existir água na Lua, mas em depósitos subterrâneos. O que se encontrou agora foram depósitos na superfície das regiões polares da Lua, mais facilmente acessíveis para uma possível exploração humana.

De acordo com o astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, no futuro, isso pode ajudar no estabelecimento de bases na Lua para exploração científica do espaço, em particular, de Marte.

Ouça mais detalhes na coluna Entender Estrelas, clicando no player acima.