Febre e vômitos podem estar associados à meningite

Doença é caracterizada pela inflamação do sistema nervoso central

 28/08/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

A meningite é uma infecção das membranas que envolvem o sistema nervoso central. De acordo com o professor Octávio Pontes Neto, essas membranas têm uma função de proteger o sistema nervoso. “A principal função é a proteção, mas, por algum dano, algumas bactérias podem entrar no sistema nervoso central e causar a infecção.”

O colunista também fala sobre os sintomas da meningite. “O infectado sofre muito com febre e vômitos, associados à rigidez na nuca, dor ao mexer a cabeça e uma dor de cabeça importante.”  

O professor relata que o diagnóstico é confirmado por exame que envolve o cérebro e o líquido presente no membro, além do sistema nervoso central. “O líquido é avaliado por uma pulsão lombar, que é retirado e enviado para análise.” Já o tratamento para a doença é realizado com antibióticos na veia.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.