Os memes comentam a política em tempo real

No primeiro debate dos presidenciáveis, a ironia e o humor dos memes se destacaram nas redes sociais

 13/08/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

“A internet transformou completamente os modos de fazer política e especialmente as campanhas eleitorais. Entre essas transformações, destaco os memes”, comenta Giselle Beiguelman, artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. “Um bom exemplo foi o primeiro debate entre os candidatos à Presidência promovido pela Rede Bandeirantes, no dia 9 de agosto.”

Em sua coluna semanal, Giselle comenta que, enquanto o debate acontecia na TV com transmissão ao vivo, as redes sociais ferviam com imagens irônicas sobre a postura dos candidatos. “Os memes se converteram em uma espécie de comentário à queima-roupa de todos os acontecimentos cotidianos. São um verdadeiro noticiário paralelo, baseado em imagens. Se antigamente valia o slogan: ‘Aconteceu, virou manchete’, hoje o correto seria dizer: ‘Aconteceu, virou meme’.”

Na avaliação da professora, do ponto de vista da cultura visual, os memes são compostos de resíduos da comunicação imagética e migram de uma mídia para a outra. “Por outro lado, como utilizam muitas vezes, em diferentes contextos, as mesmas imagens com novas legendas, revelam também uma contração do repertório visual que é criado nas redes. Isso, conjugado ao imediatismo, concisão e volatilidade dos memes, expressa também a impossibilidade de discussão e reflexão que impera no modelo de redes sociais atual.”

Como bem destaca em sua coluna, estamos vivendo um novo momento na história política e no papel das imagens em campanhas políticas. “Foi-se o tempo em que a visualidade da política concentrava-se nas máquinas de propaganda do Estado e em campanhas de santinhos impressos, fotos e vídeos dos candidatos em comícios, carregando criancinhas em favelas, tomando café em bares da periferia e inaugurando obras.”
Quem quiser saber mais sobre o tema comentado, acesse: www.desvirtual.com.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ouvir Imagens.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.