Personagem do Youtube conecta jovens com o mundo da matemática

Joaquim e seu mentor, professor de matemática da Unicamp, protagonizam o canal Fantástico Mundo Matemático

07/08/2018 - Publicado há 6 anos

Régis, o mentor de Joaquim, revela que sempre foi muito comunicativo e que a ideia de fazer divulgação científica em matemática sempre o cativou – Foto: Denise Casatti

Com seu simpático sorriso, Joaquim tem chamado a atenção nos corredores do Riocentro, por onde anda desde o dia 1º de agosto, quando começou o Encontro Mundial de Matemáticos, evento que acontece até dia 9 no Rio de Janeiro. Muitos dos que param para cumprimentá-lo e tirar fotos conhecem Joaquim por causa do Fantástico Mundo Matemático, canal do Youtube em que ele atua.

A missão de Joaquim é contribuir para que mais jovens vivenciem o mundo da matemática. Um desafio que tem cumprido com maestria por causa de seu mentor, o matemático Régis Varão, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp. Régis fez mestrado e doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada e pós-doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

“Eu não sei de onde veio o Joaquim. A vida toda eu contava história, eu inventava história. Então, é algo que eu faço naturalmente. Às vezes eu estou dando aula, surge uma dúvida e eu simulo que sou algum aluno. Eu não sei, talvez eu tenha simulado o que faço em aula e aí veio o Joaquim”, conta o professor.

Joaquim é fruto da fértil imaginação de um pesquisador da área de Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica, graduado pela Unicamp. O personagem facilita o estabelecimento de uma conexão entre os jovens e o mundo da ciência.

Joaquim é um dos participante do Encontro Mundial de Matemáticos, que acontece até dia 9 no Rio de Janeiro – Foto: Denise Casatti

“Para minha surpresa, alguém uma vez, um professor, me falou: olha, os alunos gostam muito do Joaquim porque eles falaram que têm as mesmas dúvidas do Joaquim. Como ele é mais brincalhão, os alunos estão se identificando com ele. Outro exemplo de como eu vou trazendo as pessoas para esse convívio da matemática: um rapaz tinha assistido a um dos vídeos e escreveu que precisou ver cinco vezes para poder entender. Aí eu respondi: nada na minha vida eu aprendo de primeira. Eu preciso pegar, reler, dar um tempo, pensar. É assim que funciona com todo mundo.”

Com o exemplo, Régis revela que a proposta do canal é exatamente essa: transmitir conceitos e ideias que vão além do conteúdo matemático explícito nos vídeos. Joaquim e Régis querem falar sobre a atitude proativa que precisamos ter diante da busca por um novo conhecimento. A experiência de criar o canal no Youtube mudou até mesmo a maneira como o próprio Joaquim enxerga a matemática.

“Como o Joaquim disse, ele começou a vivenciar a matemática. Ele realmente percebeu que a matemática é além daquela parte técnica. Isso é algo que ele diz que marcou muito: você viver a matemática é se divertir, é conversar com as outras pessoas e até mesmo interagir com a avó dele. E ele assumiu esse papel de levar essa vivência para as pessoas, algo que ele tem aprimorado ao longo do tempo.”

Joaquim e Régis são um exemplo criativo das infinitas possibilidades que existem para que possamos inspirar mais jovens a vivenciarem o fantástico mundo da matemática.

Ouça no áudio acima a entrevista com o professor Régis Varão

Denise Casatti, especial para o Jornal da USP