Simpósio internacional debate história pública brasileira

O evento será nos dias 21, 23 e 24 de agosto no campus da USP na zona leste

06/08/2018 - Publicado há 6 anos
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Estão abertas as inscrições para o Publichistory 2018 – IV Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública e para a quinta Conferência Anual da Federação Internacional de História Pública, que vão ocorrer de 21 a 24 de agosto, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

Os dois eventos reúnem participantes dos cinco continentes que discutirão temas relacionados à história pública em formato de conferências, mesas-redondas, plenárias, workshops; aulas magistrais, sessões temáticas e pôster; além de lançamentos de livros.

Na sessão  de workshops e oficinas, cuja proposta é a discussão da história tendo como viés os meios de comunicações, dia 23, Paulo Cesar Gomes (Universidade Federal Fluminense) e Lara Norgaard (Editora Artemagazine) pretendem refletir sobre a divulgação da história e da memória da ditadura militar brasileira com base nos projetos do site História da Ditadura e de Artememória Magazine. Em Cinema e educação, a discussão considera o cinema como aplicação de ensino didático da história pública.

Na sessão pôster, serão apresentadas  A construção do pensar histórico – a interpretação do tempo em sala de aula nas séries finais do ensino fundamental; e História, oralidade de quatro trabalhadores da Zona Leste de São Paulo, na primeira conferência nacional da classe trabalhadora de 1981. Na sessão conferências, os temas serão História em uma era pessimista e Passados sensíveis; história pública, democracia e o papel do historiador.

Na grade de programação do simpósio ainda constam debates sobre Arquivos, centros de memória e museus como lugares de história pública e História pública, educação e práticas de ensino de história, a mesa-redonda Que história pública queremos: a história pública brasileira e seus múltiplos caminhos”, precedida pela aula pocket “Ditadura militar – um evento e seus destinos”, entre outros.

Mais informações e inscrições: site www.historiapublica.com.br/publichistory2018, e-mail pubhisint@gmail.com