A democracia do Brasil nas urnas e o olhar do mundo

Alberto do Amaral pondera sobre o resultado eleitoral no Brasil, enaltecendo a vitória da democracia num país que ostenta uma das mais importantes democracias do mundo

 01/11/2022 - Publicado há 1 ano
Por

Logo da Rádio USP

“A manifestação democrática do povo brasileiro foi importante para o País, porque temos o governo da maioria, que é característica do regime democrático, mas temos sobretudo que respeitar o direito das minorias, que também é outra característica do regime democrático. Na  democracia a maioria não pode tudo, ela pode alterar as leis, mas ela não pode retirar o direito das minorias”, diz Alberto do Amaral em sua coluna para a Rádio USP.

Ele prossegue: “O processo democrático brasileiro foi importante também para a América Latina. O Brasil tem uma enorme influência na América Latina e as coisas que acontecem no Brasil influenciam diretamente os demais países latino-americanos. E a vitória da democracia no Brasil foi importante para o mundo, porque o Brasil é uma das mais importantes democracias do mundo, e do mundo ocidental em particular, mas nós não podemos nos iludir: o processo eleitoral e os ataques sofridos pela democracia deixaram feridas profundas, que precisam ser cicatrizadas, se quisermos ter uma vida social equilibrada e civilizada”.

“Enfim, nós precisamos reconstruir a sociedade brasileira sobre novas bases, talvez esta seja uma grande oportunidade para que aconteça o respeito às opiniões divergentes em um clima democrático, a argumentação com base em fatos, a participação em larga escala com vistas à supressão dos grandes desafios e abismos que o País enfrenta, sobretudo a miséria, que inviabiliza e torna impossível o diálogo entre as classes sociais”.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.