Brasil deve se tornar livre de tabaco nos próximos 20 anos

Especialista afirma que políticas antitabagismo no País caminham nessa direção

 17/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 02/09/2019 as 9:21

Logo da Rádio USP

O médico João Paulo Lotufo destaca edição recente da revista científica The Lancet que trata dos progressos do mundo na eliminação do tabaco.

“Ainda temos 25% de homens fumantes no mundo. As mulheres são 5,4%”, cita o especialista. “No Brasil somos 10% de fumantes, bem menos do que o índice mundial. Mas ainda precisamos continuar trabalhando porque a população vem envelhecendo.”

A meta é que menos de 5% da população adulta use cigarros até o ano de 2040. O Brasil, segundo o especialista, deve atingir esse índice antes do prazo. “São metas ambiciosas. São alcançáveis se a vontade política continuar forte”, enfatiza Lotufo.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.