Saber científico é extremamente útil para tomada de decisões na sociedade

Ciência não produz somente aplicações, muitas vezes se destina apenas a tornar a humanidade mais sábia

 28/06/2018 - Publicado há 6 anos

Na coluna Ciência e Cientistas, o físico Paulo Nussenzveig, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física (IF) da USP, destaca a importância dos métodos da ciência para auxiliar a sociedade na tomada de decisões. “A ciência não é sempre dedicada a produzir aplicações. Muitas vezes, o caminho trilhado se destina apenas a tornar a humanidade mais sabida”, afirma. “Por outro lado, o saber científico e os métodos da ciência são extremamente úteis para a tomada de decisões importantes em sociedades complexas.”

Segundo o físico, “uma atitude importante de cientistas é sempre manter abertura para reformular seus pontos de vista, caso surjam novos dados indicando que o posicionamento anterior estava errado”. Ele cita, como exemplo, a campanha de 129 laureados pelo Prêmio Nobel em defesa dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), tema de artigo publicado por Sir Richard J. Roberts, Prêmio Nobel de Medicina em 1993.

“No seu artigo, Sir Roberts desmente as alegações das organizações ambientalistas, afirmando que todos os estudos científicos sérios (aqueles publicados em revistas prestigiosas) mostram que as variedades de plantas produzidas por métodos de modificação genética não apresentam riscos maiores do que aquelas produzidas por métodos tradicionais. Pelo contrário, OGMs tendem a ser mais seguros, pois são submetidos a muito mais testes controlados”, relata o professor. “Em função da precisão dos métodos, OGMs permitem a criação de novas variedades otimizadas em tempos bem mais curtos. Num mundo sujeito a mudanças climáticas aceleradas, há pressa para melhorar a eficiência na produção de alimentos, de modo a acabar com a praga da fome e do sofrimento humano que acarreta.”

Ouça mais, no áudio acima, na coluna Ciência e Cientistas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.