Reunião Anual da SBPC reforça luta pela CT&I no Brasil

Abertura da reunião da SBPC aconteceu em meio a manifestações contra a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério das Comunicações

06/07/2016 - Publicado há 8 anos

Cerca de 1.800 pessoas estiveram presentes na abertura da 68ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu no último dia 3 de julho, no campus de Porto Seguro da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O evento foi marcado por manifestações contra a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o das Comunicações e teve a participação do ministro da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações (MCTIC), Gilberto Kassab, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich, o reitor da UFSB, Naomar de Almeida Filho, entre outras autoridades.

Com o tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”, a reunião, que é o maior festival de ciência e tecnologia da América Latina, acontece durante toda essa semana, até 9 julho, no campus Sosígenes Costa, da UFSB, Porto Seguro, na Bahia.

A presidente da SBPC, Helena B. Nader, abriu a sessão com um discurso contundente sobre a necessidade de recuperação de recursos e priorização das áreas de educação, ciência e tecnologia no País. Nader reforçou o posicionamento da SBPC contrário à fusão do MCTI com o Ministério das Comunicações.

O ministro Gilberto Kassab discursou em meio a protestos calorosos da plateia e disse que o novo ministério assumiu todas as bandeiras levantadas pela SBPC na luta pelo desenvolvimento da CT&I no País. Ele argumentou que as políticas públicas do setor precisam de apoio governamental para conseguir investimento e que ele se empenhará para recuperar os recursos perdidos nos últimos anos. “Com a realização dessa Reunião Anual, a SBPC dá exemplo do protagonismo na CT&I do Brasil. E as bandeiras quem têm sido colocadas pela SBPC nos últimos tempos contam com nosso apoio”.

SBPC Educação

O secretário estadual da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, destacou a importância do evento científico para a Bahia e da articulação que a SBPC Educação promove entre a educação básica e o ensino superior. “Este é um fórum representativo, amplo, inovador e completamente revolucionário e espero que daqui a gente tire as diretrizes para adotar uma outra prática, a da universidade indo para a Secretaria, indo para a sala de aula e a gente fazendo da educação básica o nosso principal palco de atuação”, afirmou ele que esteve na SBPC Educação, reunião que aconteceu entre os dias 1 e 2 de junho, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus Teixeira de Freitas.

Para Pinheiro o evento também é uma grande oportunidade para que os estudantes da rede estadual apresentem os projetos de iniciação científica desenvolvidos nas escolas. “É muito importante o estudante poder apresentar o seu trabalho na SBPC. Acabar com aquela história que você só recebia experiências da SBPC vindas de cima para baixo”, disse.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC

Mais informações: (11) 99998-0150, com José Roberto Ferreira, email jroberto@academica.jor.br; ou no (11) 99207-5259, com Vivian Costa, email vivian@sbpcnet.org.br