Maestro da USP faz concerto de viola caipira em Ribeirão Preto

Espetáculo será no dia 26 de junho, terça-feira, às 20h30, no Theatro Pedro II, com entrada franca

 22/06/2018 - Publicado há 6 anos
Por
O músico e maestro da USP José Gustavo Julião de Camargo – Foto: André Estevão

No dia 26 de junho, terça-feira, às 20h30, o Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, recebe o espetáculo Revoredo, com solo de viola caipira do compositor José Gustavo Julião de Camargo, maestro do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Julião de Camargo é produtor e apresentador do programa Revoredo, que apresenta músicas tocadas na viola caipira e é transmitido pela Rádio USP de São Paulo (93,7 MHz) e de Ribeirão Preto (107,9 MHz), às quintas-feiras, às 17 horas, com reapresentação aos sábados, às 8 horas. 

No espetáculo, Julião de Camargo vai apresentar músicas nos diversos estilos regionais brasileiros, mas numa junção com a música de concerto. Com isso, será possível ouvir peças repletas de malabarismos violísticos do repertório de violeiros e compositores brasileiros. E também o oposto: músicas do sofisticado repertório de Tom Jobim serão exibidas em versões intimistas regionalizadas. Obras dos “eruditos” Camargo Guarnieri e Villa-Lobos estarão integradas aos ritmos regionais de Zé Coco do Riachão e Pena Branca e músicas de anônimos do Jequitinhonha estarão articuladas com o universo de Milton Nascimento.

O espetáculo conta com a participação do compositor Fernando Emboaba, na elaboração de ambiência sonora, e de Ricardo Biro, cineasta e projetista, trabalhando imagens em tempo real. Ele faz parte da série Concertos USP, uma parceria do Departamento de Música da FFCLRP da USP com a Fundação Dom Pedro II.

O evento será gratuito e sem necessidade de retirada de convites antecipada.

Mais informações: (16) 3977-8111.

Marcela Borges, de Ribeirão Preto


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.