Boas imagens e textos inspirados na redação científica cativam leitores

Figuras de linguagem, imagens metafóricas, beleza do texto e senso de humor podem tornar resultados memoráveis

14/06/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Cientistas, o físico Paulo Nussenzveig, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física (IF) da USP, fala sobre a redação científica. “Cientistas frequentemente ouvem que devem escrever bem. Mas o que significa escrever bem? Existe consenso que a apresentação deve ser a mais clara possível, exigindo do leitor o mínimo esforço para a compreensão das ideias”, afirma. “Será que isso exclui, no entanto, a possibilidade de utilização de figuras de linguagem, de imagens metafóricas, de noções de beleza do texto, de senso de humor?”

Um dos exemplos de “boas imagens e redação inspirada” que “cativam os leitores e tornam os resultados memoráveis”, citado pelo professor, é a divulgação dos resultados de uma pesquisa sobre resfriamento de átomos por luz laser. “Alguns grupos experimentais observaram temperaturas mais baixas do que o limite previsto teoricamente (violando a lei mais fundamental da natureza, a lei de Murphy!). Dois grupos explicaram os resultados: um dos EUA e outro da França, conta. “O grupo dos EUA utilizou um método matemático ‘de força bruta’. O grupo francês apresentou uma imagem física e comparou à história de Sísifo, da mitologia grega, que foi condenado a sempre rolar uma rocha montanha acima. Ao chegar ao topo, a rocha caía e ele era obrigado a começar de novo. O processo ficou conhecido como resfriamento Sísifo.”

O físico observa que artigos científicos costumam ter seções finais, de agradecimentos, menos visadas pelo escrutínio de revisores e editores. “Os agradecimentos muitas vezes trazem preciosas surpresas”, diz. “Por exemplo, dois pesquisadores da Universidade de Colúmbia, nos EUA, fãs do clube de futebol Barcelona, conseguiram inserir ‘Visca el Barça!’ num artigo”.

Ouça mais no áudio acima.