USP Filarmônica se apresenta em Ribeirão Preto e São Carlos

Eventos ocorrem na terça-feira, dia 15, e na quarta-feira, dia 16, às 20h30, com entrada gratuita

14/05/2018 - Publicado há 6 anos
A Orquestra USP Filarmônica, ligada à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP – Foto: Tiago Araújo

A Orquestra USP Filarmônica fará apresentações nas cidades de Ribeirão Preto e São Carlos nesta terça-feira, dia 15, e quarta, dia 16, respectivamente. Em São Carlos, o concerto fará parte das atividades comemorativas dos 65 anos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, instalada naquela cidade. A entrada nos dois eventos é gratuita.

“O programa é de 100% de músicas brasileiras, várias delas atreladas à produção intelectual da Universidade”, afirma o maestro Rubens Russomanno Ricciardi, professor do Departamento de Música da FFCLRP, que será o regente nos dois concertos. “Na abertura do programa será executada a Sinfonia Fúnebre, do padre José Maurício Nunes Garcia, que é tema de uma pesquisa minha de edição das fontes primárias, feita na Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ e em São João d’El Rey, em Minas Gerais, onde estão os acervos.”

As apresentações contarão com a interpretação do fagotista Aloysio Fagerlande, professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da cantora Gina Falcão, mestranda em Música pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e, na viola caipira, do violista Caio de Souza, estudante de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Aloysio Fagerlande será solista no Concertino para Fagote e Pequena Orquestra, de Francisco Mignone (1897-1986), compositor, pianista, regente, professor e flautista paulistano. Gina Falcão, que é soprano, também será solista e vai apresentar parte das obras estudadas na USP Filarmônica para seu mestrado, sendo duas canções de Alberto Nepomuceno, uma canção de Heitor Villa-Lobos e, com arranjo inédito feito por Ricciardi, Moreninha, modinha do século 19. Caio de Souza finalizará a apresentação com Viola Quebrada, de Mário de Andrade (1893-1945), com arranjo trabalhado por Heitor Villa-Lobos, Ivan Vilela e Rubens Ricciardi.

A USP Filarmônica, que surgiu em 2011, é uma orquestra acadêmica integrada de ensino, pesquisa e extensão universitária sediada no Departamento de Música da FFCLRP. Seus programas sinfônicos e récitas de ópera circulam entre as cidades de Ribeiro Preto, São Carlos, Franca, Jaboticabal, Barrinha, Ourinhos, Avaré e Santos.

No dia 15 de maio, terça-feira, às 20h30, a USP Filarmônica se apresentará no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto (Rua Álvares Cabral, 370, centro). Entrada grátis. Não é necessário retirar ingressos.

No dia 16 de maio, quarta-feira, também às 20h30, a orquestra se exibirá no Teatro Municipal de São Carlos (Rua Sete de Setembro, 1.735, centro). Entrada grátis.