Livro apresenta a área do empreendedorismo para químicos

Evento de lançamento da obra “A Química do Empreendedorismo” será no dia 1º de outubro, às 10h, na Livraria Shop dos Livros, em Ribeirão Preto

29/09/2022 - Publicado há 1 ano
Foto: Reprodução

Para os estudantes e profissionais da área de química que desejam se tornar empreendedores, o professor Marcelo Firmino de Oliveira, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, está lançando o livro A Química do Empreendedorismo. O lançamento será no dia 1º de outubro, às 10h, na Livraria Shop dos Livros, localizada na Rua Américo Brasiliense, 1.870, no bairro Vila Seixas, em Ribeirão Preto

A obra, publicada pela Editora Guismofews, aborda as áreas de atuação de cada profissional de química – bacharel, licenciado, técnico, engenheiro e industrial – e as possibilidades existentes para a abertura de um negócio. De forma leve e descontraída, o autor procura transmitir também um pouco da sua vivência e de outros profissionais entrevistados para a elaboração do livro. Trata-se de uma iniciativa que pretende complementar a formação dos químicos sob o ponto de vista empresarial.

Oliveira é graduado em Química e Química Industrial pela FFCLRP, mestre em Ciências, doutor em Química e pós-doutorado em Química Forense pela Florida International University, nos Estados Unidos. Atuou como Perito Criminal junto à Superintendência de Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo. Atualmente, é docente do Departamento de Química da FFCLRP, desenvolvendo pesquisas na área de Eletroanalítica, além de ter sido o responsável pela implantação da disciplina de empreendedorismo na grade curricular da unidade.