Sintomas do lúpus vão desde dor nas juntas até a psicose

“Saúde sem Complicações” desta semana fala sobre lúpus, doença que pode atingir a pele, couro cabeludo, olhos, tubo digestivo, artérias, pâncreas, nervos e até as veias

 10/05/2018 - Publicado há 6 anos
Por

No Saúde sem Complicações desta semana o professor Flávio Calil Petean, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, fala sobre lúpus. Ele conta que lúpus em latim significa “lobo”, que remete ao lobo inglês que possui mancha vermelha na face, assim como os pacientes com a doença.

Petean diz que o lúpus não é raro e faz com que o corpo produza anticorpos contra ele mesmo. Além disso, a área atingida mais comum é a pele, mas pode afetar couro cabeludo, olhos, tubo digestivo, artérias, pâncreas, nervos e até as veias.

Entre os sintomas, revela, estão dores nas juntas, manchas vermelhas na pele em partes mais expostas ao sol, asa de borboleta no dorso do nariz e na região abaixo dos olhos, febre, queda de cabelo, convulsões, distúrbio de comportamento e até psicose.

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e pela estagiária Giovanna Grepi, da Rádio USP Ribeirão, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Apresentação de Mel Vieira e direção de Rosemeire Soares Talamone. Ouça acima, na íntegra, o programa Saúde sem Complicações com o professor Flávio Calil Petean.

Por: Giovanna Grepi

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.