O tema Antropoceno provoca debates entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais

Cientista e jornalista participarão do seminário “Conversa sobre o Antropoceno”, na próxima semana

19/04/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

O professor José Eli da Veiga destaca em sua coluna Sustentáculos o encontro que terá lugar no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP: Conversa sobre o Antropoceno.

Participarão do encontro a geoquímica Sonia Maria Barros de Oliveira, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, e o jornalista Reinaldo José Lopes, editor de Ciência do jornal Folha de S. Paulo. O seminário, coordenado pelo professor José Eli da Veiga, será na Sala Alfredo Bosi, do IEA, terá transmissão ao vivo pela internet e não necessita de inscrições prévias para participação, sendo aberto ao público em geral.

Segundo o colunista, o tema Antropoceno mereceria mais atenção, já que está causando debates tanto do lado das Ciências Naturais quanto das Ciências Sociais. “Há um debate ainda mais intenso entre os que tentam fazer a ponte entre esses dois grandes domínios do conhecimento”, ressalta o cientista.

Ele também cita em sua coluna a publicação da Unesco, O Correio, edição abril/junho, que teve o Antropoceno como tema central. “Os mais interessados poderão ter uma ótima introdução sobre o assunto acessando esta edição”, recomenda o colunista. O termo Antropoceno para designar a época atual passou a ser de uso corrente a partir da virada do século graças ao cientista holandês Paul J. Crutzen, Prêmio Nobel de Química, em 1995, por descobertas atmosféricas.

Conversa sobre o Antropoceno
24 de abril, às 14h
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e sem necessidade de inscrição – Transmissão ao vivo pela internet
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone: 3091-1678
Página do evento

Ouça a coluna na íntegra.