Fisioterapeuta cria aplicativo de suporte a portadores de fibromialgia

Usuários tiveram redução significativa na severidade dos sintomas e no impacto geral da fibromialgia na qualidade de vida

 23/04/2018 - Publicado há 6 anos
Pesquisadora ressalta que o ProFibro é um recurso complementar ao tratamento convencional e não deve ser utilizado em substituição ao profissional de saúde – Foto: Reprodução / ProFibro via Facebook

.
A fisioterapeuta Susan Lee King Yuan desenvolveu um aplicativo para smartphones para auxiliar portadores de fibromialgia no autocuidado. As funcionalidades da ferramenta, chamada ProFibro, foram concebidas com base em experiências clínicas e evidências científicas na literatura.

A fibromialgia é uma condição de alta prevalência, que causa desconforto físico, sofrimento mental e comprometimento das relações sociais. De acordo com Susan, o aumento da popularidade da chamada mobile health (tecnologias móveis para a saúde) a incentivou a pensar em um aplicativo como recurso de suporte no tratamento de indivíduos com fibromialgia. Os resultados positivos encontrados em ensaios clínicos demonstram o potencial desse recurso na mudança de comportamento e tratamento de algumas condições crônicas.

Susan explica que, explorando o ProFibro, o usuário poderá aumentar seu conhecimento sobre a síndrome e seu tratamento, organizar suas atividades diárias, acompanhar a evolução do seu estado de saúde, além de iniciar um programa de exercício físico, entre outras atividades.

Foto: Reprodução / ProFibro via Facebook

.
O ProFibro foi testado em um ensaio clínico com 40 voluntários. Após seis semanas, os participantes apresentaram uma redução significativa na severidade dos sintomas e no impacto geral da fibromialgia na qualidade de vida.

O projeto é resultado da tese de doutorado de Susan Lee King Yuan, intitulada Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para Promoção de Autocuidado de Pacientes com Fibromialgia, orientada pela professora Amélia Pasqual Marques.

O aplicativo foi desenvolvido com o apoio da Fapesp, e pode ser baixado gratuitamente no Google Play.

Da Assessoria de Imprensa da FMUSP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.