USP realiza a 20ª Campanha da Voz

FMRP organiza campanha para conscientização sobre a importância dos cuidados com a voz

 16/04/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

A voz é um instrumento importante na vida de qualquer ser humano e deve ser cuidada. A última estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou a ocorrência de cerca de 160 mil novos casos de câncer de laringe por ano, sendo responsável por aproximadamente 83 mil óbitos.

No Brasil, somente no ano passado, estimou-se  em cerca de 7 mil os novos casos desse câncer em homens e 770 em mulheres. A incidência é maior no sexo masculino com idade acima dos 40 anos.

De acordo com a professora Lilian Neto Aguiar Ricz, do Laboratório de Voz da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, a voz é a nossa identidade, e devido à grande importância que ela tem em nosso dia a dia, deve ser preservada.

Para quem deseja cuidar da voz, a partir do dia 16, a FMRP organiza a 20ª Campanha da Voz. Até a quinta-feira, dia 19, e totalmente gratuito, a população vai poder fazer exames, receber orientação e ter encaminhamento para tratamento em caso de necessidade.

Ouça a entrevista no link acima.

Por: Vitor Neves


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.